Acesse sua conta
Recuperar senha
Seja bem vindo em nosso site
apostila para concurso concurso Concurso IBGE concurso Ministério Público Concurso Petrobras concurso público concursos concursos abertos Concurso Sebrae concursos em andamento concursos jurídicos concursos públicos concurso TRE concurso TRF concurso TRT Curso de Violão gabarito PROVA resultado do concurso violão

Newsletter

Apostila Curso de Guitarra 2

Publicado em 16/jun/2014 por Andre

grg170dx_guitarra

Obviamente você conhece a escala musical convencional, certo ? Bom, por via das dúvidas aí vai:

Dó Ré Mi Fá Sol Lá Si

É usual que se repita a primeira nota da escala, neste caso o Dó, de tal sorte que do ponto de vista prático temos uma escala com 8 notas, sendo a oitava uma repetição da primeira. Você deve também saber que cada uma das notas musicais é usualmente representada por uma única letra. Aliás, esta é a notação que iremos usar durante a maior parte do tempo (ou do texto?) e, é também aquela que você encontra na maioria das revistas de música que podem ser adquiridas em bancas ou distribuidoras por aí (com certeza você já as viu). Neste caso a escala musical comum pode apresentar-se da seguinte forma:

C D E F G A B C

Esta escala de 8 notas é conhecida por escala diatônica.

Em resumo:

C = Dó D = Ré E = Mi F = Fá G = Sol A = Lá B = Si

Ok ? Passemos à prática. Observe o braço da guitarra. Seria útil se você tivesse uma a seu lado neste momento (é óbvio que um violão também serve). Se você prender a 2ª corda no 1º traste terá um C (ah, convém lembrar que a primeira corda é a mais fininha, e a 6ª a mais grossa).

Arquivo em PDF, contendo 18 páginas

BAIXAR ARQUIVO
Formas de pagamento: Formas de pagamento | Desenvolvimento:

Faça seu login ou Cadastre-se

Identifique-se para começar a baixar os arquivos

FAÇA SEU LOGIN

CADASTRE-SE